sexta-feira, 24 de agosto de 2012


Nome: Isabelle Felix                                              Nº:18
             Ísis Luna                                                            19                        2ºC



                                    Milímetro de Chuva
       Atividade 1

(A)             Como e quando foi criada a unidade de medida "litro''
Em 1789, o Governo Republicano Francês pediu à Academia de Ciência da França que criasse um sistema de medidas baseado numa "constante natural", ou seja, não arbitrária (antigamente utilizada). Assim foi criado o Sistema Métrico Decimal, constituído inicialmente de três unidades básicas: o metro, que deu nome ao sistema, o litro e o quilograma. (posteriormente, esse sistema seria substituído pelo Sistema Internacional de Unidades - SI)

(B)             A relação do litro com o decímetro cubico e com o metro cúbico
A unidade de medir a grandeza volume, no Sistema Métrico Decimal, foi chamada de litro e definida como "o volume de um decímetro cúbico". O litro permanece como uma das unidades em uso com o SI, entretanto recomenda-se a utilização da nova unidade de volume definida como o metro cúbico.

(C)              Os múltiplos, submúltiplos do litro e a relação entre eles.
Litro é a capacidade de um cubo que tem 1dm de aresta. 1l = 1dm3
                Múltiplos e submúltiplos do litro
Múltiplos
Unidade Fundamental
Submúltiplos
quilolitro
hectolitro
decalitro
litro
decilitro
centilitro
mililitro
kl
hl
dal
l
dl
cl
ml
1000l
100l
10l
1l
0,1l
0,01l
0,001l


      Atividade 2

(A)               O que é pluviômetro?
O pluviômetro é um instrumento meteorológico utilizado para recolher e medir a quantidade de líquidos ou sólidos como chuva ou granizo (e também neve para os países onde ocorre). Como o equipamento mensura a quantidade de chuva que precipita, é elementar para estudos meteorológicos e hidrológicos em conjunto com o sensor de temperatura.


(B)               Índice pluviométrico.
O índice pluviométrico refere-se à quantidade de chuva por metro quadrado em determinado local e em determinado período. O índice é calculado em milímetros.

(C)               O significado de 100 milímetros de chuva.
Chover 100 mm significa que ao fim da chuva um recipiente plano e cujas paredes não atrapalhem a entrada das gotas de chuva, vai conter um nível de 100 mm de água. Para isso, se desconsidera que as gotas tenham espirrado água pra fora e que tenha havido evaporação.
      Ora, para se encher um recipiente de 1 m² com 100 mm (10 cm) de água, são necessários 100 litros.
Ou seja: 100 mm de chuva significam 100 litros de chuva para cada metro quadrado.
    
(D)               Como construir um pluviômetro caseiro?
Uma garrafa do tipo PET, de guaraná (ou similar) de dois litros (2 l), mede cerca de 34 cm de comprimento e 10 cm de diâmetro. Por ser cilíndrica e ter esse diâmetro, facilita a medição: cada milímetro de altura corresponde a 1 mm de chuva. Assim, a 1ª coisa a fazer é desenhar numa tira de papel uma escala de 0 a 20 cm. Do fundo para o gargalo, mede-se 8 a 9 cm de altura e corta-se a garrafa com uma lâmina, tesoura ou serra. Mantendo-se a tampinha fechada, repousa-se a mesma na base formada pelo fundo, com a parte cortada para cima. Está feito o pluviômetro caseiro. Agora, só falta colar a escala. Como vimos, a correspondência de 1 para 1 só funciona na parte cilíndrica (se o diâmetro for de 10 cm). Encostando-se uma régua na parede externa da garrafa, é fácil descobrir esse ponto, que deve ser marcado com um pequeno traço horizontal na garrafa. Enche-se cuidadosamente o pluviômetro com água até aí, despeja-se numa mamadeira de 240 ml ou em proveta graduada (o ideal), lendo-se o resultado. Dividindo-se este volume pela área da seção transversal da parte cilíndrica, fica-se sabendo a quantos milímetros de chuva corresponde a parte não-cilíndrica. Supondo-se que o conteúdo de água até essa marca tenha dado 180 ml, dividindo-se por 78,5 cm2, resulta aproximadamente 2,3 cm. Marca-se esse valor na escala de papel e fazemo-lo coincidir com a marca que fizemos na garrafa, dispondo a tira o mais verticalmente possível. É claro que só teremos precisão na medida quando o nível d´água na garrafa ultrapassar esse limite, se fizermos a medição apenas com a leitura da escala.

(E)               Como calcular o índice pluviométrico de uma região?

             Cálculo do índice pluviométrico
             Chuva = Volume = Área(a) x Altura(h) = m²   
              A= 1m x 1m = 1m²
              H= 1mm

              No pluviômetro cada 1mm= 1 L/m²
              1m = 100 cm
              100mm = 0.1 cm
              Volume = 100cm x 100cm x 0.1 = 1000 cm²
               Volume = 1000cm² = 1000ml = 1 litro


Atividade 4

(A)               Sabe que 1 mm de chuva equivale a 1l de água que cai em um metro quadrado de área. Uma chuva de 40mm caiu sobre uma casa que tem 12m de comprimento por 6m de largura. Considerando que a área de captação da chuva é a mesma área da base da casa, qual é a quantidade máxima possível, em litros, captada dessa chuva ?
 Volume: π. r². h
 40: 3. r². 12. 6
 r²= 3. 72: 40
 r²= 216: 40
 r²= 5,4 litros

(B)               Uma cisterna cilíndrica comporta 18 000 litros de água. Sabendo que a sua altura h é igual a 2,40m, qual deverá ser a medida aproximadamente do seu diâmetro?
Volume: π.r².h
             18000:3.r².2,4m
             6000.r².2,40
r²= 600:2,40
r²=2500
 r=√2500
 r=50
                                 d=2.r
                                 d=2.50
                                 d=100m


Nenhum comentário:

Postar um comentário